13.5.10

O mítico Apolo70

O cinema estúdio Apolo 70 situava-se num centro comercial na Avª Júlio Dinis, uma tranversal próxima da Praça de Touros do Campo Pequeno. 

O centro comercial foi inaugurado em 26 de Maio de 1971, sendo na altura considerado o maior centro comercial da Europa, com uma área de 3000m, albergando 41 lojas, tais como: bowling de 4 pistas, restaurantes, charcutaria, sapataria, artesanato, papelaria, livraria discoteca, ouriversaria, perfumaria, etc. O seu aparecimento causou um grande impacto na vida lisboeta da altura, e o seu nome honrava a primeira viagem do homem à lua.


Centro Comercial Apolo 70 - 1977

Interior do Centro Comercial Apolo 70 - Década de 1970

Interior do Centro Comercial Apolo 70 - Década de 1970

Dentro deste espaço, também existiu uma sala de cinema que ficou conhecida pela sua envolvência e pela qualidade da sua programação, sendo que na altura o seu coordenador era o escritor de teatro e cinema, e também realizador, Lauro António. 

O filme inaugural foi O Vale do Fugitivo (Tell them Willie Boy is here) de 1969, realizado por Abraham Polonsky e interpretado por Robert Redford, Susan Clark, Katherine Ross e Robert Blake. Com este filme, Lauro António definir uma linha de actuação: exibir cinema de enorme qualidade cinematográfica, estética e cultural, abordando temas importantes, quer viesse de grandes estúdios norte-americsnos, quer fosse oriundo de outros países.

Estreia do filme "O Vale do Fugitivo" - 26.05.1971

Anúncio publicitário do filme "O Vale do Fugitivo" - 27.05.1971


Uma palavra de apreço a Frederico Corado (filho do saudoso crítico de cinema e cineasta, Lauro António), que, no grupo de Facebook "Cinemas do Paraíso" cedeu o programa inaugural completo deste cinema, datado de 27 de Maio de 1971, visto que o seu pai foi responsável pela programação deste cinema, bem como do cinema Caleidoscópio e Estúdio Foco, no Porto.














Projectada pelo Arqt.º Augusto Silva com decoração de Paulo Guilherme, a sala dispunha de 300 lugares e estava equipada com aparelhagem Phillips de projecção para 35mm, ecrã normal e cinemascope.

Interior da sala de cinema do C.C. Apolo 70

À sua inauguração compareceram diversas personalidades importantes, como: os secretários de Estado, César Moreira Baptista (Informação e Turismo) e Xavier Pintado (Comércio), os directores-gerais,Caetano de Carvalho (Espectáculos) e Álvaro Roquette (Turismo), o governador cívil de Lisboa, Afonso Marchueta e o general Tristão de Carvalhais (comandante-geral da PSP).



Inauguração do Centro Comercial Apolo 70 - 26.05.1971

Inauguração do Centro Comercial Apolo 70 - 26.05.1971

Os anfitriões deste evento foram os administradores da empresa proprietária da drugstore: Miguel Sotto-Mayor Aires de Campos (Ameal), Manuel Braamcamp Sobral, Francisco José de Sousa Machado, Nuno Barroso, Lourenço de Almeida e José B.P. Vasconcelos. Este evento incluiu um espectáculo do Duo Elas, Luís Romão e Carlos Portugal.

Antes da Revolução de Abril de 1974, manteve uma programação de qualidade, revelando obras de autores consagrados, bem como de cineastas estreantes. Foi a primeira sala estúdio a ser gerida por um crítico de cinema, Lauro António, que, na altura escrevia para o jornal "Diário de Lisboa".

Este cinema pertencia ao grupo Lusomundo, cujo administrador e director era o Tenente-Coronel Luís Silva, que impulsionara o grupo com uma nova dinâmica, transformando rapidamente duas importantes distribuidoras, a Lusomundo e a Sonoro Filmes, no maior grupo de exploração cinematográfica do país.

De certa forma, Lauro António pretendia com este cinema renovar o panorama cinematográfico lisboeta e nacional, inventando novos horários, como o horário da meia-noite, com uma sensacional "Meia Noite Fantástica", principiada no Cinema Vox, bem como o horário da hora do almoço.
Criou-se um programa impresso, como não existia antes nas salas portuguesas, distribuído gratuitamente como acompanhamento de cada novo filme, com criteriosos textos informativos e críticos.
Organizavam-se ciclos, retrospectivas e pequenos festivais de cinema, que antecipavam algumas estreias.

Os preços variavam: Tardes de semana: 15$00; Noites de semana: 25$00; Tardes e Noites de Sábados, domingos, feriados e estreia: 30$00; Filmes em Retrospectiva: 15$00 (estudantes: 10$00); Meia Noite Fantástica: 20$00 e Manhã Infantil: 15$OO (crianças 7$50).

A sala de cinema entretanto fechou em 1990, sendo substituída por um restaurante. Contudo, o centro comercial continua a operar actualmente, talvez sem o fulgor de outrora mas com a certeza que faz parte da cultura lisboeta.



Fontes:
http://www.apolo70.com/
http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2016/09/primeiros-centros-comerciais.html
http://estudioapolo70.blogspot.com/
https://amensagem.pt/2021/05/26/recordando-o-estudio-apolo-70-cronica-lisboa-cinema-lauro-antonio/
http://guedelhudos.blogspot.com/search/label/Cinema%20Apolo%2070
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/inauguracao-do-apolo-70/
https://arquivos.rtp.pt/conteudos/estreia-de-filme-no-cinema-apolo-70/

0 comments: