19.2.12

Cinemas do Paraiso: Loulé

Mais uma vez, este blog orgulha-se de recuperar memórias de tempos idos onde as salas de cinema eram autênticos monumentos de encher o olho...não só nas grandes capitais como Lisboa e Porto, mas também noutras cidades e vilas de Portugal.

Hoje Loulé encontra-se em destaque com o Cine Teatro Louletano situado na Praça da República, que se manteve ao longo de 75 anos de existência como propriedade da Sociedade Teatral Louletana, constituída em 1925 com o objectivo de “construir um teatro e suas dependências, a respectiva exploração em todas as suas manifestações de arte dramática, lírica, cinematográfica, concertos musicais, serões e conferências artísticas e em tudo o mais que lhe é próprio, excepto comícios políticos”.


Os seus fundadores foram Alberto Rodrigues Formosinho, António Maria Frutuoso da Silva, Artur Gomes Pablos, David Evaristo d'Aragão Teixeira, Dr. Joaquim Cândido Pereira de Magalhães e Silva, José da Costa Ascenção,José da Costa Guerreiro, José Martins Júnior e Manuel dos Santos Pinheiro Júnior que investiram um capital social de 180 contos divididos em nove quotas de 20 contos, ao qual se juntaram dois terrenos, um deles adquirido em hasta pública à Câmara Municipal de Loulé.
Este cine-teatro foi inaugurado oficialmente em 1930, tendo actuado a Companhia Teatral, da grande actriz Ilda Stichini, da qual faziam parte os artistas Clemente Pinto, Luz Veloso, Luís Prieto, Joaquim Oliveira, Alves da Costa, Maria Lagoa, Fernanda de Sousa e outros mais.
Para além das autoridades concelhias, estiveram, presentes nesta cerimónia autoridades distritais como o Governador Civil, o Secretário Geral e outras, além de muitos populares de Faro, Olhão, S. Brás, etc.


A sala de espectáculos é o elemento central do edifício, em torno da qual se vão organizando os serviços de apoio aos espectadores, à administração do teatro e aos serviços internos e de apoio técnico e de cena. Com a remodelação do Cine-Teatro, a sala manteve a sua essência tradicional, aliada agora a um toque de modernidade, nomeadamente em termos dos acabamentos e dos equipamentos técnicos. A lotação máxima da sala é de 310 lugares sentados, distribuídos da seguinte forma: Plateia - 215 lugares; 1º Balcão – 46; 2º Balcão - 49. A sala está equipada com cabines de tradução, que permitem criar condições para acolher seminários, colóquios, conferências, criando também aqui uma espécie de centro de congressos, a par da vertente de sala de espectáculos.



Durante décadas passaram por este palco grandes figuras da cena teatral como Alves da Cunha, Berta de Bívar, Chaby Pinheiro, companhias de revista, etc., e mais recentemente alguns dos melhores actores nacionais como Maria do Céu Guerra ou Raul Solnado.
Relativamente ao cinema, foram ali projectadas películas de fama mundial que encheram por completo aquela que é considerada a mais importante sala de espectáculos do Algarve.
Após vários anos de negociação difícil e burocrática com os proprietários do Cine Teatro Louletano, a Câmara Municipal de Loulé adquiriu, em 2003, este ex-líbris cultural da cidade, do concelho e de toda a região. Ao longo dos tempos, o papel desempenhado pela autarquia em termos de promoção dos eventos realizados neste espaço, bem como da manutenção do edifício, foi fundamental para que o Cine Teatro não fechasse as suas portas ou não chegasse mesmo a ser demolido, apesar deste ser um edifício de domínio privado.
Ao longo dos anos, a Câmara Municipal tem levado a efeito obras de conservação e modernização deste imóvel de forma a satisfazer as exigências dos espectáculos de qualidade que, cada vez mais, farão parte do cartaz de animação deste local, com excelentes condições acústicas e de espaço para acolher grandes eventos, oferecendo uma maior comodidade aos seus usufruidores.

Para além do Cine-Teatro Louletano, também existe o Cinema Charlot em São Clemente, também em Loulé. Digo existe porque esta sala de cinema encontra-se inserida num centro comercial, mas infelizmente está vetada ao abandono e encontra-se presentemente à venda. Mais informações sobre esta sala serão bem vindas.



http://www.lardocelar.com/imobiliario/imovel_detalhes.jsp?id=2656749

0 comments: