23.2.12

Cinemas do Paraiso: Mértola




Hoje continuo a viagem por esse Portugal fora e paro em Mértola, cidade alentejana que tem direito a figurar neste blog devido ao seu belissimo cine-teatro chamado Marques Duque.

Situado na Rua Serrão Martins, este edificio singular foi construido no lugar onde outrora existira uma igreja dedicada a Santo António dos Pescadores, pela comunidade mertolense ligada à pesca e à navegação fluvial.
Em 1915, a Câmara Municipal transformou a igreja numa cantina escolar, à qual foi atribuida o nome de um antigo professor primário, Marques Duque. Dois anos mais tarde, foi demolida para no seu lugar ser edificado o cine-teatro municipal, uma construção revivalista do periodo republicano com gosto neomourisco.
Este cine-teatro foi acolhendo inumeras actividades culturais ao longo dos anos até que, na década de 90 do séc. XX foi encerrada devido ao seu elevado estado de degradação.
Em 2005 reabriu ao público mantendo a sua fachada original e magnifica em tons de branco e azul. O espaço sofreu uma profunda restruturação com a recuperação da sala, com cerca de 250 lugares; foram renovados o átrio e o foyer e criados um bar e instalações sanitárias. O palco foi ampliado em altura; foram criados novos camarins, uma antecâmara de acesso ao palco e espaços de apoio. 



Os trabalhos desenvolvidos no interior foram também arquelógicos tendo se identificado um conjunto de sepulturas dos séculos V a VII, pensando-se que ali poderia ter existido um prolongamento do cemitério do Rossio do Carmo ou outro antigo santuário cristão.

Actualmente, este cine-teatro apresenta uma programação regular, diversificada e de qualidade, estando sobre a alçada da Câmara Municipal, visto que existe um regulamento municipal sobre a sua utilização.


Fonte: http://www.etu.pt/marques-duque.html
http://www.cm-mertola.pt/viver-em-mertola/cultura/equipamentos-culturais

0 comments: