17.3.12

Cinema Turim - Mais um cinema reincarnado...

O meu passeio pela Freguesia de Benfica não terminou no edificio quase centenário da Junta de Freguesia. Agora vou dar um pulinho à muito próxima Estrada de Benfica, mais concretamente ao nº 723, onde se encontra um pequeno e antigo centro comercial que passa despercebido a muita gente, mas que já teve uma sala de cinema a funcionar. Estou a falar do Cinema Turim.





O Centro Comercial Turim foi inaugurado a 30 de Setembro de 1983, e com ele a sala de cinema que encerrou em 2007. O filme de estreia foi "A Luz da Paixão", realizado por Costa-Gavras e interpretado por Yves Montand e Romy Schneider.

Anúncio do Diário de Lisboa de 30.09.1983

A sala localizava-se na cave do centro comercial, e era pequena com cadeirões de veludo vermelho. E, em época normal, havia sempre dois filmes em exibição, em horários diferentes e em várias sessões.


O Cinema Turim foi preponderante quando ainda não existiam o Centro Comercial Fonte Nova ou o Colombo. Existiam sessões da meia-noite, matinées e, nas férias de Natal, ocorriam filas para os bilhetes das sessões infantis, como tambem desfiles de Carnaval. O movimento era imenso. A abertura de novos centros comerciais com salas de cinema mais apetrechadas e espaçosas, transformou o Cinema Turim numa sala de retaguarda, onde apenas eram projectados os filmes que já tinham saído de cartaz nos outros cinemas.

Depois do seu encerramento, esteve quase para ser alugada à Igreja Maná para sessões de culto. Chegou a haver uma inscrição a anunciar a sua instalação, o que nunca aconteceu. Durante uma semana, comentou-se na rua e nas lojas que seria "uma blasfémia" mesmo ali em frente à igreja de Benfica.

A persistência da administração em resistir aos gigantes do consumo do novo milénio faz com que este pequeno centro comercial perto da igreja de Benfica continue a sobreviver.
Este cinema reincarnou, durante algum tempo, no Teatro Turim, tudo graças à persistência da actriz Anabela Moreira (filha do dono do cinema) que, com o apoio da Câmara Municipal de Lisboa, pretendeu fazer deste espaço um pólo cultural, que dinamizasse a cidade e, sobretudo, a zona de Benfica, que estava um pouco à margem da vida cultural de Lisboa.


Depois de alguns anos de encerramento, está previsto a reabertura deste espaço para o dia 16 de setembro de 2023, com uma programação diversificada que inclui dança, teatro, cinema, retrogaming em permanência e música neste emblemático e icónico espaço da Freguesia de Benfica, para além de muitas surpresas que nos irão levar diretamente aos anos 80. A reabertura do Turim vai criar no Bairro de Benfica mais um polo de atratibilidade cultural na zona norte da Cidade de Lisboa, juntando-se a outros equipamentos culturais da Junta de Freguesia na zona envolvente, que já inclui o Palácio Baldaya, o Auditório Carlos Paredes e a futura Biblioteca António Lobo Antunes.

Esta reativação do Cine-Teatro Turim, realizada ao abrigo do Programa “Um Teatro em Cada Bairro”, inclui a exploração não só da sala de espetáculos como da antiga estrutura do centro comercial.




https://www.facebook.com/jfbenfica
https://bairrobenfica.pt/agenda/inauguracao-cine-teatro-turim/

2 comments:

Graças á Anabela Moreira????????devem estar mal informados...

Bom dia

A informação recolhida encontra-se nas fontes publicadas no referido post. Se souber mais informações que possam elucidar sobre a reabilitação desta sala, então por obséquio partilhe-a com este blogue e com a referida fonte. Toda a informação contida neste blogue encontra-se referenciada para qualquer visitante pesquisar.

Cumprimentos