28.5.13

Salão Pathé: mais um animatógrafo portuense

Em Agosto de 1896 chegou pela primeira vez à cidade do Porto o grande acontecimento desse ano que foi a estreia do cinema em Portugal. Depois da bem sucedida experiência lisboeta, era mais que natural que o cinema começasse a expandir-se para o resto do país. 
O cinema estreou-se no "Teatro-Circo do Príncipe Real" (futuro "Teatro Sá da Bandeira" a partir de 1910) com o Animatographo Portuguez Pinto Moreira, constituído por sessões públicas com doze quadros de uma enorme novidade para o público portuense.
No seguimento deste fantástico acontecimento, foram surgindo diversos espaços dedicados aos animatógrafos pela cidade do Porto. Um deles foi o Salão Pathé inaugurado em 1907 na esquina da Rua da Conceição com a Rua José Falcão. 
Gozou de uma enorme popularidade nos primeiros anos da sua existência, onde as sessões esgotavam-se com muita frequência. Tal sucesso devia-se o facto de ser frequentado pela burguesia, que se deixava deslumbrar com as excelentes instalações do salão que, na época, foram consideradas as mais completas, confortáveis e elegantes da cidade portuense. No inicio eram projectadas duas a três sessões diárias, mas com o advento do cinema sonoro, este espaço acabou por entrar em declino e acabaria por encerrar em 1932.




Fonte: 
http://cinemaaoscopos.blogspot.pt/2012/02/salao-pathe-porto.html
http://restosdecoleccao.blogspot.pt/2012/11/cinematografos-e-animatografos.html
http://www.cinemasdoporto.com/cinemas_SalaoPathe.htm

0 comments: